Em nossa Jornada de Trabalho observamos e constatamos consequências em saúde mental advindas de vários segmentos da nossa sociedade.
Sendo assim, colocamos esse espaço para artigos e reflexõs na área de saúde mental, a fim de transformar conhecimento em ferramenta útil para uma vida melhor, saudável e mais feliz frente as adversidades do nosso mundo contemporâneo.
Hoje em dia, o psicanalista e o psicólogo não ficam apenas confinados em seus consultórios, observamos sua presença em diversos espaços de nossa sopciedade.
Antes eles estavam mais ligados às situações e instituições de saúde mental, mas hoje eles se fazem presentes também na Educação, na Ciência e nas Artes em geral, promovendo ações na cidade, propiciando que o ser humano possa cada vez mais se responsabilizar por sua vida, seus sofrimentos e suas alegrias.
Além disso, estamos em uma época em que o diagnóstico estrutural de antes não dá conta da diversidade sintomática; nos deparamos com sintomas que requerem novas formas de tratamento e manejos que ajudem o homem a delimitar o seu gozo, para que possa usufruir de seu modo singular de ligação com o mundo.
O psicanalista e o psicólogo não se restringem apenas à sua prática clínica. Sua presença é necessária nos mais variados tipos de acontecimentos do mundo na contemporaneidade. Na realidade, trata-se da dimensão política da saúde mental que leva em conta a ética às mais diversas experiências humanas. Estamos falando de um psicanalista e de um psicólogo, cidadão participante de sua época e responsável por seus atos na sociedade em que vive.
Portanto, este espaço refere-se à dimensão clínica da prática em saúde mental, à interlocução da Psicanálise e da Psicologia
com a Ciência, o Capital, a Educação, e a estes profissionais de saúde, psicanalista e psicólogo, na contemporaneidade.
Como a psicanálise e a psicologia referem-se ao que há de mais singular no ser humano, pensamos que os trabalhos e artigos aqui apresentados possam trazer revelações ao mais profundo de Quem é você?